Creep - Análise

agosto 22, 2018
 
  Olá a todos, antes de mais nada, gostaria de me apresentar. Meu nome é Breno Ribeiro e, como diz ali no cantinho, sou o novo redator do blog. Mas calma, sou só uma pequena adição, a chefe Johany me liberou um espacinho aqui para eu poder trazer um pouco de minhas análises, mesmo não sendo nenhum especialista em cinema, possuo uma certa paixão por filmes, principalmente de terror, e pretendo usar meu cantinho para compartilhar com vocês um pouco dessa paixão, boa leitura a todos e espero que gostem dessa pequena adição.

  Poucos filmes conseguem captar uma atmosfera tão tensa quanto Creep. Nele, o escritor Patrick Brice dirige e estrela como o personagem Aaron, um cinegrafista amdor que acha um anuncio no "Craigslist" para ganhar mil dólares por dia par filmar o cotidiano de Josef(interpretado brilhantemente por Mark Duplass), um homem com câncer terminal que tem uma esposa grávida e quer que seu filho o conheça por meio das filmagens, já que Josef supostamente não estaria vivo quando ele nascesse. A premissa parece simples, mas a atuação e direção fazem esse filme se destacar dentre o gênero.
  
O título não é só uma palavra escolhida aleatoriamente, pois cada momento que Josef aparece (ou desaparece) da tela, você se sente desconfortável, visivelmente percebendo que existe algo muito esquisito com ele, mas não consegue identificar o que ao certo. O filme utiliza do método de "found footage" (gravado diretamente pelos personagens) não como método de polpar gastos ou para embarcar no sucesso de outros filmes que utilizam da mesma técnica, como atividade paranormal, mas como uma forma de contar a história lhe colocando na pele do personagem Aaron de uma maneira mais genuína.

  O filme pode ser dividido entre duas partes, a primeira, onde o antagonista é introduzido aos poucos, lotada de sustos que, a primeiro ver podem parecer sem sentido, só para forçar o espectador a pular da cadeira, mas servem um propósito que é o de construir o personagem de Josef, fazendo você se sentir perturbado com a mera presença dele que, mesmo parecendo inofensivo, tem um ar de desconexo e imprevisível que faz você querer gritar para o protagonista "SAI DAÍ, NÃO TÁ VENDO QUE ESSE CARA É DOIDO NÃO?"

  A segunda parte é onde o filme acrescenta o terror ao suspense estabelecido nos primeiros dois atos, criando uma sensação de paranoia constante com cada aparição de Josef que fica a cada cena mais tensa e desesperadora. O filme deixa de lado os sustos, já que atmosfera de desconforto já foi estabelecida, o que dá lugar a um jogo de "gato e rato" entre os dois personagens que transmite perfeitamente o quão doentio é Josef e o quão assustado e paranoico Aaron vai ficando, e você se sente como se estivesse dentro do filme, sentindo o pavor crescente de toda a situação. No final, você vai se ver agarrado na beira de sua cadeira sem ter mais unhas para roer, definitivamente uma experiência que vale a pena, principalmente se você for amante do gênero de terror/suspense.




21 comentários:

  1. Estou mega curiosa para ver .

    1001 Beijokas

    ResponderExcluir
  2. Definitivamente terror/suspense é o meu gênero de filmes e séries preferido. Ainda não vi esse filme, mas pela sua crítica, ele deve ser maravilhoso ♥

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse filme, mas parece super bacana! Bem do gênero que eu gosto!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  4. Olá!! Q estreia incrível. E que critica maravilhosa! Vc escreve bem!

    E eu sou fã do terror, amo demais filmes nesse gênero - e suspense também. Não conhecia esse filme mas já quero assistir.

    Abraço,

    Di, Vida & Letras
    www.vidaeletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho medindo desse tipo de filme, mas, sem dúvidas quando reunir a galera vai estar na sessão do dia rs
    Beijos,
    Chrisspey

    ResponderExcluir
  6. Mano sua crítica foi ótimo, despertou muita curiosidade em mim pra ver esse filme

    ResponderExcluir
  7. Nossa fiquei curiosa pra saber o final! Já quero. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Sou fã do gênero terror e suspense e já quero assistir Creep, deve ser um filmaço! Adorei a resenha, instigou a curiosidade!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de indicações de filmes, ainda mais sabendo que o gênero é de terror e suspense!! Não vejo a hora de assisti-lo!

    ResponderExcluir
  10. Nunca ouvi falar desse filme, mas de cara já me interessei. Tua resenha ficou ótima, tanto pela tua escrita como pela ausência de spoiler. O blog conseguiu um ótimo colaborador.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. ainda não conhecia mais foi uma otima dica e ja quero assistir obg pela otima dica

    ResponderExcluir
  12. Eu assisti esse filme... Há que se considerar o baixo orçamento... É um filme independente... sua resenha ressaltou bem os pontos fortes do filme e sem spoiler. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  13. Eu n sou muito fã do gênero,pois n consigo me convencer quanto ao que está acontecendo..O legal é que a partir de sua resenha,acredito que darei uma chance a esse filme..

    ResponderExcluir
  14. Olá!!
    Eu não conheço o filme, mas achei legal como você nos apresentou. Apesar de não ser um gênero que costumo assistir, vou dar uma chance depois de ler suas considerações.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Aff, lendo sua resenha eu fiquei me imaginando dentro do filme e já roendo as unhas, pois realmente sou avessa a terror. Para quem gosta realmente é uma baita dica e sua forma de analisar é fantástica, parabéns!

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Estou bem ansiosa para assistir ao filme, sua resenha me deixou assim! Este gênero é um dos meus favoritos, mas ainda ainda não tinha ouvido falar sobre esta obra. Estou bem curiosa.
    Beijos
    www.cheiadeassunto.com

    ResponderExcluir
  17. Olá...
    Definitivamente terror não é um gênero de filme que eu gosto, na verdade eu corro do gênero, uma por ser extremamente medrosa e outra porque acho que energias negativas atrai coisas negativas. Gostei da sua resenha, mas vou passar a dica...

    ResponderExcluir
  18. Não é bem o meu gênero de filmes favorito... Mas a sua escrita me deixou com curiosidade pra conhecer a obra

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?

    Parabéns pela crítica, ficou bem legal e confesso que não conhecia o filme, vou anotar a sua dica e pesquisar mais sobre Creep!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.