Análise| Divertida Mente

julho 03, 2018






Filme: Divertida Mente

Título Original: Inside Out
Direção: Pete Docter
Gênero: Animação
Ano: 2015
Nota:
⭐⭐⭐⭐⭐



   Olá, pessoinhas! Como vocês estão?
   Como eu falei no post anterior, o blog passaria por algumas mudanças, acrescido de  algumas novidades, e cá estamos. Como vocês gostaram das novas inclusões, fiquei muito ansiosa e precisava falar o mais rápido possível sobre alguma coisa voltada para a Psicologia. E lembrei-me logo desse filme que assisti há pouquíssimo tempo, então vamos ao que interessa?  
    Divertida Mente é uma animação lançada pela Pixar, dirigido pelo Pete Docter e para vocês terem uma noção de como tudo foi bem planejado, ele procurou ajuda de neurologistas e psicólogos para escrever o roteiro. Então não se engane pensando que é só mais um filme feito exclusivamente e para crianças. Pelo contrário... Diverta Mente dá show em explicar como funciona algo extremamente importante para nossa vida: a memória. 
O filme conta a história da Rilley, uma menina de 11 anos que tem o que chamamos até então de vida perfeita, até que precisa se mudar para outra cidade, e tudo começa a ficar estranho na vida da garota - o que é esperado para uma menina de 11 anos que deixou a escola, os amigos, o esporte predileto...
Porém, o filme vai além dessas coisas que acontecem no exterior em relação à garota. O foco principal do filme é: Por que essas mudanças sentimentais da garota estão acontecendo? É onde passamos de exterior, para interior. Isso mesmo, o enredo da história se passa tanto fora da garota como dentro de sua cabeça, que desde sempre foi controlado por cinco sentimentos: Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. São eles, os sentimentos personificados, os responsáveis por processar e armazenar as memórias.  


Entendendo isso, vamos voltar para o começo de tudo, desde o nascimento da garota (É assim que começa o filme). É quando ela abre os olhos pela primeira vez que o primeiro sentimento (Alegria)  surge no painel de controle (na mente), tudo isso pelo simples fato de que ela percebe a presença amorosa do pais. Sendo assim, já está bem explícito que as memórias são fixadas pelos sentimentos. E logo depois, se forma a memória base em relação ao amor e carinho.
Daí em diante, até antes da mudança de cidade, a garota é controlada por esses cinco sentimentos que a acompanham durante todo o crescimento, devo ressaltar que é a Alegria que gerencia maior parte de tudo, querendo que a garota tenha uma vida extremamente feliz, sendo assim, ela se encarrega para que a Tristeza não gerencie de forma alguma a vida da menina e nem que toque nas esferas (essas esferas são a personificação das memórias). Se a Tristeza tocar em alguma esfera feliz, automaticamente aquela memória vai se tornar triste e sempre que essa memória for revivida, a menina fica triste. Então é por isso que a Alegria faz de tudo para que a Tristeza esteja o mais longe possível do painel de controle.

Além do filme explicar tão bem esses conceitos iniciais sobre sentimentos e memórias, ele ainda vai além. E é ao ponto onde eu quero chegar.  Quando a memória está carregada de carga afetiva, criam-se as "Ilhas de Personalidade" criadas em momentos considerados importantes da pessoa, o que acaba moldando a personalidade.
As ilhas da Railley são lindas, pois desde sempre se criou memórias bonitas e afins.
É nessa parte que chegamos ao ponto alto do filme, sério!! Com a mudança de cidade e entrando na fase da adolescência, a garota começa sentir coisas novas.  E as mudanças não ocorrem apenas fora, mas também dentro do painel de controle, que nesse momento está uma loucura por causa do "afastamento" da Alegria e da Tristeza. E agora, quem controla a garota? Isso mesmo, o Medo, a Raiva e a Nojinho. Então pense como tudo começa a ficar um caos, como a distancia desses dois sentimentos afetaram em cheio a vida da garota. E acho que é hora de parar de falar sobre o filme... assistam.

Deixando agora a história em si um pouco de lado,é preciso acrescentar que esse filme foi alvo de várias críticas boas, e até algumas negativas. Pois, como as memórias são fixadas pelos sentimentos, é normal que todos gerenciem juntos a vida. É uma crítica sobre como a sociedade impõe que todas as pessoas sejam felizes a todo custo. E é justamente isso que a Alegria faz no filme, ela acha que apenas a felicidade é suficiente para compor a personalidade da menina. Se você assistir ou se já tiver assistido, notará como a Alegria é Alegre demais, e na maioria dos casos não usa da racionalidade, passando de alegria normal para uma alegria fantasiosa. Já a Tristeza age muito com a razão, consegue pensar num momento turbulento, como consegue aproximar as pessoas que estão triste e fazer daquela memória triste, uma memória mista (tanto alegre como triste). Então é normal que passemos por momentos variados, sempre levando em consideração que não existe sentimento melhor ou pior, basta saber usa-lo perante aos desafios. 

Assista ao trailler: 


Essa foi a breve análise do filme, resolvi não aumentar tanto para não ficar um texto cansativo e chato, e também para não dá spoiller porque ninguém merece. Se você já assistiu ao filme, quer acrescentar algo, perguntar... o que for, deixa aqui nos comentários. Espero que vocês tenha gostando. Um cheiro enorme.







38 comentários:

  1. Amei sua análise e assisti ao trailler, confesso que esse filme será um sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a sua resenha, eu já tinha ouvido falar desse filme, mas ainda não tinha visto o trailer antes desse post, ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pamela.
      Fico feliz que você tenha gostado! E espero que você assista, vai amar.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Com uma análise tão bem escrita como essa, se eu já amava o filme, passei a ter um apego ainda maior ao que ele procura retratar. Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaah! Você sabe como fico feliz em ler algo tão bom, né? Obrigada <3

      Excluir
  4. Adoro as animações da pixar, esta pela sua resenha é muito bem produzida e gráficamente perfeita, me interessei em assistir, pois gosto muito de animações.

    ResponderExcluir
  5. Eu já assisti esse filme com o meu filho e adorei. Alem de ser lindo ele retrata de um amaneira bem simples de se entender como funciona as emoções em nossa vida e que acima de tudo cada uma tem um papel fundamental em cada fase da vida, inclusive a tristeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A tristeza é essencial para nosso aprendizado. Meu filme predileto da Pixar. rs

      Excluir
  6. Eu ja assisti e gostei muito acho que é um filme que merece continuação e nós ensina tanto apesar de ser um filme de animação. Parabéns pelo excelente post!!! Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu juro que pensei a mesma coisa quando terminei de assistir ao filme. Merece sim uma ótima continuação, quem sabe? Obrigada, Ana
      Beijinhos.

      Excluir
  7. Que amor! Eu assisti esse filme achando que seria algo bobo, mas fiquei completamente apaixonada! Principalmente pela Tristeza e acredito que seja bem por isso que você disse, é mais racional mesmo né? Adorei a análise, ficaria lendo por horas sobre esse filme. Amei o post <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daiana! Esse filme é muito fofo.
      Me emocionei demais com esse filme, fiquei triste demais pela alegria USHAU
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  8. Aibda não assisti esse filme mas depois dessa explicação tão interessante, fiquei motivada a ver. Não imaginava que um filme infantil trouxesse elementos tão complexos da mente humana, explica de maneira lúdica para as crianças as diferentes mudanças de estado de espírito, muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Patricia. É exatamente isso que o filme passa.
      Tenho certeza que você vai amar, além de se emocionar demais.
      Beijinhos.

      Excluir
  9. Boa tarde, como vai? Nossa que interessante a sua indagação, acredito que você citou bem sobre esses analise

    ResponderExcluir
  10. Achei bem fofo esse filme gosto muito de filmes animados, achei interessante que o filme tem conceitos sobre sentimentos e memórias, acho ótimo pois é um filme indicado para as crianças, gostei bastante da sua análise ficou muito boa, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lucimar.
      Fico muito feliz em saber que você gostou.
      Esse filme agora é favoritado <3
      Beijinhos!!

      Excluir
  11. Eu amo essa animação!! <3 É muito coerente e explica super bem sobre as 5 emoções que regem nosso cérebro. A Pixar arrasa!! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Essa animação é uma das minhas preferidas porque eles conseguiram apresentar as emoções para as crianças de uma forma divertida, eu assisti o filme e amei. E o legal que foi o que você disse apesar da Alegria no principio achar que só ela basta para compor a personalidade da menina sabemos que precisamos de todas as emoções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tornou a minha favorita!! Eu terminei de assistir e só pensava em ver de novo.
      Todas as emoções são essenciais, principalmente a tristeza. E se prestou atenção, é a tristeza que comanda a mente da mãe da Halley.

      Excluir
  13. Ainda não vi esse filme. Já queria assistir, mas agora quero ainda mais e vou conseguir vê-lo com outros olhos e ter uma visão muito mais completa dos objetivos do enredo. Achei muito legal sua análise!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju! Fico muito feliz que você tenha gostado.
      Tenho certeza que você vai se emocionar com o filme, além de aprender demais.
      Beijinhos.

      Excluir
  14. Amei esse filme e percebi que ele é um filme pra adulto pois a mensagem que passa é bem forte. Amei e me identifiquei com todas as emoções, espero que venha uma segunda parte dele!
    Beijos ! Blog Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É um filme para todo o tipo de público.
      Uma forma divertida de ensinar as crianças. Eu também espero que o filme tenha uma segunda parte.
      Beijos

      Excluir
  15. Gostei bastante da sua análise do filme, passa uma mensagem muito legal, achei bem interessante a forma que mostrou de como as emoções podem agir a depender do sentimento

    ResponderExcluir
  16. Legal a análise. Eu não gosto muito de animação, sabe. Mas a forma que você passou as qualidades do filme me cativaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Paula!
      Eu também não gostava muito de animação, mas depois de assistir aos filmes ''certos'', to me viciando.
      Beijos

      Excluir
  17. Acho que, de longe, essa é uma das minhas animações preferida dos últimos tempos. Eu amo demais esse filme, o acho sensível e tão inteligente! ♥ Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse filme é maravilhoso, né? Se tornou o meu preferido! hahahaha
      Beijinhos ♥

      Ps Amo teu blog.

      Excluir
  18. Esta de parabéns pela sua análise amiga, eu amoo animação e essas é uma das que mais gosto

    ResponderExcluir
  19. Eu não sabia muito sobre esse filme, achei super interessante e dá bastante conhecimento para as crianças, achei legal saber de todo esse estudo da mente e das emoções da personagem.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.